Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Breaking News

latest

Classes de Incêndio

Ao contrário do que a maioria das pessoas podem pensar, existem diversos tipos de incêndio, ocasionados pelos mais diversos tipos de combu...

Ao contrário do que a maioria das pessoas podem pensar, existem diversos tipos de incêndio, ocasionados pelos mais diversos tipos de combustíveis, comburentes ou fontes de calor. Não existem métodos universais de se extinguir um incêndio, vai depender das características dele. 

Jogar água em uma fogueira certamente fará com que o fogo apague, mas jogar água em um incêndio ocasionado em um curto-circuito, onde ainda está passando energia elétrica, pode ser um desastre. E fazer o mesmo é uma boca de fogão ou forno, certamente fará com que o fogo também cesse, mas o gás continuará a sair, não resolvendo totalmente o problema.

Classe de Incêndio é uma classificação do tipo de fogo, de acordo com o tipo de material combustível onde ocorre. As classes de fogo são as seguintes:

Classe A
denomina-se Fogo Classe A quando ele ocorre em materiais de fácil combustão com a propriedade de queimarem em sua superfície e profundidade, e que deixam resíduos, como: tecidos, madeira, papel, fibras, etc.
Classe B
denomina-se Fogo Classe B quando o fogo ocorre em produtos inflamáveis que queimem somente em sua superfície, não deixando resíduos, como óleo, graxas, vernizes, tintas, gasolina, etc. 
Classe C
denomina-se Fogo Classe C quando o fogo ocorre em equipamentos elétricos energizados como motores, transformadores, quadros de distribuição, fios, etc.


Classe D
denomina-se Fogo Classe D quando o fogo ocorre em elementos pirofóricos como magnésio, zircônio, titânio, entre outros.



Classificação dos Combustíveis

Quanto ao Estado Físico
- Sólidos: carvão, madeira, pólvora, etc.
- Líquidos: gasolina, álcool, éter, óleo, etc.
- Gasosos: metano, etano, etileno, etc.

Quanto a Volatilidade
- Voláteis: São aqueles que, à temperatura ambiente, são capazes de se inflamar (álcool, éter, benzina, etc.)
- Não Voláteis: São aqueles que, para desprenderem vapores capazes de se inflamar, necessitam aquecimento acima da temperatura ambiente (óleo combustível, óleo lubrificante, etc.)