Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Breaking News

latest

Como Ocorrem as Queimaduras

As queimaduras mais comuns derivam de acidentes domésticos, com origem em água a ferver ou vapor, no contato com lume (por exemplo, de u...

As queimaduras mais comuns derivam de acidentes domésticos, com origem em água a ferver ou vapor, no contato com lume (por exemplo, de uma lareira), com objetos quentes ou com produtos químicos, na exposição às radiações solares, em choques eléctricos, etcétera. Daqui podem decorrer queimaduras de primeiro, segundo ou terceiro grau. As de primeiro grau manifestam-se por vermelhidão, inchaço e dor. Nas de segundo grau, a dor é mais intensa e aparecem, normalmente, bolhas ou humidade na região afetada. As queimaduras de terceiro grau são as mais graves, a pele apresenta-se esbranquiçada ou carbonizada e a dor é subtil ou inexistente. Nestes casos, o transporte da vítima ao hospital é urgente.

Seja qual for o tipo de queimadura e o seu grau, há procedimentos a pôr em prática e coisas que não se devem fazer. Diante de uma pessoa queimada, não se devem colocar sobre a zona lesada alimentos como leite, manteiga, óleo (nem qualquer outra gordura), cebola, ovo, café, etcétera, assim como produtos domésticos (álcool, pasta dentífrica,…). As pomadas sem orientação médica também estão interditas. Não é, de todo, sensato tentar tratar o padecente sem instrução na área da medicina, pois, além de não se saber como curar a lesão, ainda se pode agravar o estado da mesma.

Em caso de incêndio, se as roupas estiverem em chamas, não se deve deixar a pessoa correr (já que a deslocação do ar favorecerá a combustão). Se for preciso, deita-se o indivíduo no chão e cobre-se com um cobertor, tapete, casaco, ou outro material grosso; nessa impossibilidade, faz-se rebolar para apagar as labaredas.

A região queimada jamais pode ser tocada, nem as bolhas furadas (tal como puxar a pele das bolhas que rebentaram). A roupa que se encontrar colada à queimadura não se remove; se for necessário, corta-se e deixa-se a que está agarrada à pele. A ferida não deve ser coberta com algodão nem refrescada com gelo ou água gelada.

Uma pessoa que sofreu uma queimadura tem de estar bem hidratada e, na presença de dores fortes, tomar um analgésico. Se a superfície atingida for mantida acima do resto do corpo, o inchaço diminui. A primeira coisa a fazer, se se tratar de uma queimadura do primeiro grau, é aplicar água fria imediatamente e tapar o ferimento com gaze. Face a uma ocorrência do segundo grau, a dita gaze deve ser embebida em vaselina esterilizada.