Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Breaking News

latest

O que é Engasgo?

É uma condição que se manifesta quando a traqueia, o canal responsável pela passagem de ar aos pulmões, é obstruída por líquidos, alimen...

É uma condição que se manifesta quando a traqueia, o canal responsável pela passagem de ar aos pulmões, é obstruída por líquidos, alimentos ou objetos estranhos. A epiglote, uma estrutura anatômica situada na entrada da laringe, desempenha um papel crucial neste processo. Normalmente, ela permanece aberta para permitir a passagem livre do ar para os pulmões durante a respiração. No entanto, ao engolir, a epiglote fecha-se automaticamente para evitar que alimentos ou líquidos ingressem na traqueia, direcionando-os para o esôfago.

Quando ocorre uma falha na epiglote, seja por desordem anatômica, reflexo inapropriado ou ingestão demasiada e rápida de alimentos, há o risco de que esses materiais se desviem para a laringe, bloqueando o fluxo de ar para os pulmões. Este evento desencadeia uma resposta de defesa do organismo, onde o ar é expelido em jatos vigorosos na tentativa de desobstruir a passagem.

O engasgo apresenta um risco substancial à vida devido à possibilidade iminente de asfixia e sufocamento. Portanto, medidas preventivas são essenciais para mitigar esse perigo. Em situações de emergência, é crucial evitar tentativas de desobstrução forçada, como empurrar o objeto que está causando o engasgo. Em vez disso, incentivar a pessoa engasgada a tossir vigorosamente pode ser uma estratégia inicial eficaz para expelir o objeto estranho. Em casos mais extremos, pode ser necessário induzir o vômito para facilitar a remoção da obstrução e restaurar a função respiratória normal.

Obs: Se por acaso a pessoa apresentar pele arroxeada é sinal de que o engasgo está impedindo a passagem de ar, o que pode fazer com que essa tenha uma parada respiratória, um desmaio ou situações mais graves. 

Quando alguma coisa, que deveria descer pelas vias normais, pega o caminho errado e acaba indo pela traqueia e não pelo esôfago, a passagem de ar para o pulmão fica prejudicada, obstruída por esse objeto, alimento ou ainda reação alérgica, virótica e bacteriana. Se alguém coloca a mão no pescoço e começa a ficar vermelho, entra logo em pânico, apresentando dificuldades para respirar. Nesse caso o socorro deve ser rápido e urgente, já que possivelmente ele deve estar engasgado ou asfixiado. Os engasgos e as asfixias podem matar em cerca de três a quatro minutos pela falta de oxigenação no cérebro, caso as medidas certas não sejam tomadas imediatamente.