Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Breaking News

latest

Queimaduras de 1°, 2° e 3° Grau

Podem ser classificadas de acordo com a sua profundidade e extensão. As queimaduras, principalmente as térmicas, podem ser classificadas...

Podem ser classificadas de acordo com a sua profundidade e extensão. As queimaduras, principalmente as térmicas, podem ser classificadas de acordo com a profundidade da lesão em queimaduras de primeiro, segundo e terceiro graus. 


Esta classificação é importante porque direciona desde o atendimento pré-hospitalar até o atendimento definitivo no centro de queimados, sendo um conhecimento importante para a atividade do socorrista. A avaliação da profundidade da lesão é apenas uma estimativa, muitas vezes a real profundidade da lesão só será aparente depois de alguns dias.

Primeiro Grau (Superficiais)
São as queimaduras que atingem apenas a epiderme. A pele fica avermelhada (eritema) e quente, ocasionalmente há edema. Causam dor de leve a moderada.

Segundo Grau (Espessura Parcial)
São queimaduras que atingem a epiderme e a derme e produzem dor severa. A pele se apresenta avermelhada e com bolhas, as lesões que atingem a derme mais profunda são úmidas. São as queimaduras que mais se beneficiam de um curativo efetuado corretamente

Terceiro Grau (Espessura Total)
Atingem toda a espessura da pele e chegam ao tecido subcutâneo. As lesões são secas e com uma cor esbranquiçada com aspecto de couro ou então pretas com aspecto carbonizado. Geralmente não são dolorosas por que as terminações nervosas são destruídas; as áreas nos bordos das lesões de terceiro grau podem apresentar queimaduras menos profundas, de segundo grau, e ser, portanto, bastante dolorosas.

Extensão
A extensão da queimadura, ou a porcentagem da área da superfície corporal total queimada (SCTQ) é um dado importante para se determinar a gravidade da lesão e o tratamento a ser instituído, tanto no local do acidente quanto no hospital. Utiliza-se para este cálculo a "regra dos nove". O resultado obtido é aproximado, mas é suficiente para uso prático.

No adulto cada membro superior corresponde a 9% da área da superfície corporal, a parte ventral e dorsal do tronco corresponde a 18% cada, cada membro inferior 18%, a cabeça 9% e a área genital 1%. As crianças pequenas, abaixo dos três anos de idade, apresentam, proporcionalmente, uma cabeça maior do que os adultos, assim, a cabeça passa a corresponder a 18% da área da superfície corporal e cada membro inferior 13,5%. Para avaliação da extensão de queimaduras menores, pode-se utilizar como medida a palma da mão da vítima que corresponde a aproximadamente 1% da área da superfície corporal.

Neste caso, analisamos somente o percentual da área corpórea atingida pela lesão, sem considerar sua profundidade (seus graus).


Localização
Queimaduras variam de gravidade de acordo com a localização. Certas áreas, como as mãos, a face, os pés e os genitais são considerados críticos. As queimaduras que envolvem as vias aéreas são também bastante graves.

Gravidade
Sete fatores são usados para se determinar a gravidade da queimadura:
a) Profundidade - queimaduras de 3º grau afeta estruturas e órgãos profundos abaixo do tecido; produz coagulação sanguínea, toxinas, etc.
b) Extensão (pela regra dos nove) - porcentagem da Superfície Corporal Total Queimada (SCTQ) - quanto mais extensa maior as complicações para o organismo humano, possibilidade de choque hipovolêmico.

Envolvimento de áreas críticas (mãos, pés, face e genitália) 
Localização da queimadura:
- Na face produz possibilidade de obstruir VAS; 
- Na região genital, produz dor intensa e infecções; 
- Nas mãos, produz incapacidade funcional; 
- Na circunferência do tórax, produz grave dificuldade respiratória; 
- Em torno de membros, produz edema com compressão dos vasos sanguíneos e isquemia local.

Idade da vítima (crianças e idosos possuem maior risco) 
- Idoso: dificuldade de recuperação;
- Infância: produz dor intensa, lesão vascular periférica, compromete o desenvolvimento ósseo.
- Presença de lesão pulmonar por inalação.
- Presença de lesões associadas (outros traumatismos).
- Doenças preexistentes (diabetes, insuficiência renal, cardiopatias, hemofilia, etc).

Queimaduras Leves
- Segundo grau, menores do que 15% da superfície corporal.
- Terceiro grau, menor do que 2% da superfície corporal.

Queimaduras Moderadas
- Primeiro grau, de 50% a 75% da superfície corporal.
- Segundo grau, de 15% a 25% da superfície corporal.
- Terceiro grau, de 2% a 10% da superfície corporal.

Queimaduras Críticas
- Segundo Grau, maiores que 25% da superfície corporal.
- Terceiro grau, maiores do que 10% da superfície corporal.
- Terceiro grau envolvendo face, mãos, pés ou genitais.
- Queimaduras associadas a fraturas ou outras lesões de partes moles.
- Queimaduras das vias aéreas ou lesão respiratória por inalação.
- Queimaduras elétricas.
- Vítimas idosas ou com doenças graves preexistentes.


FONTE DE REFERÊNCIA
MTBRESG - RESGATE E EMERGÊNCIAS MÉDICAS
Direitos Autorais: Corpo de Bombeiros Militar do Estado de São Paulo.