Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Breaking News

latest

Choque Elétrico

Um fenômeno potencialmente letal, é comumente desencadeado por descargas elétricas de alta intensidade. Este evento é invariavelmente cons...

Um fenômeno potencialmente letal, é comumente desencadeado por descargas elétricas de alta intensidade. Este evento é invariavelmente considerado grave devido à sua capacidade de induzir uma série de complicações fisiológicas severas. Entre as consequências mais preocupantes, destacam-se os distúrbios na circulação sanguínea, que podem comprometer seriamente a oxigenação dos tecidos e órgãos vitais. A exposição a uma corrente elétrica intensa pode causar fibrilação ventricular, uma condição na qual o coração entra em um ritmo desorganizado, deixando de bombear o sangue de maneira eficaz. 

Este cenário de fibrilação pode rapidamente evoluir para uma parada cardiorrespiratória, onde o coração e os pulmões cessam suas funções, levando à necessidade urgente de intervenção médica para restaurar as funções vitais. Além disso, os danos diretos aos tecidos, como queimaduras de terceiro grau, podem ocorrer, agravando ainda mais o estado do paciente. Portanto, a gravidade do choque elétrico não deve ser subestimada, exigindo medidas preventivas rigorosas e uma resposta imediata e eficaz em casos de emergência.

Como se manifesta?
Dependendo das condições da vítima e das características da corrente elétrica, o acidentado pode apresentar:
• Sensação de formigamento.
• Contrações musculares fracas que poderão tornar-se fortes e dolorosas.
• Inconsciência.
• Dificuldade ou parada respiratória.
• Alteração do ritmo cardíaco ou parada cardíaca.
• Queimaduras.
• Traumatismos como fraturas e rotura de órgãos internos.

No acidente elétrico, a vítima pode ficar presa ou ser violentamente projetada a distância.  É importante distinguir o acidente por corrente de alta voltagem daqueles por corrente de baixa voltagem.

Acidentes com Correntes de Alta Voltagem
No acidente com fios de alta tensão, portanto de alta voltagem, geralmente há morte instantânea. A vítima sempre está distante do ponto de contato. Ocorrem sempre grandes  queimaduras. A eletricidade de alta voltagem pode saltar, ou seja, formar um arco de até  18 metros de altura.

Ao socorrer uma vítima de acidente com alta voltagem, nunca se aproxime antes de ter  certeza de que a energia foi interrompida. Fique a uma distância de, no mínimo, 18 metros  e mantenha os curiosos afastados.

Como Proceder em Acidentes com Correntes de Baixa Voltagem?
A corrente doméstica, utilizada em escritórios, residências, oficinas e lojas, também pode  provocar lesões graves e levar a morte.

É importante estar ciente também dos perigos da água no local, por ser um perigoso condutor de eletricidade.

• Desligue o interruptor ou a chave elétrica.

• Afaste imediatamente a vítima do contato com a corrente elétrica, removendo o fio ou  condutor elétrico com um material bem seco. É comum usar cabo de vassoura, jornal  dobrado, pano grosso dobrado, tapete de borracha ou outro material isolante.

• Puxe a vítima pelo pé ou pela mão, sem lhe tocar a pele. Use para isso pano dobrado  ou outro material isolante disponível.
- Em caso de queimaduras, cubra-as com uma gaze ou pano bem limpo.
- Se a pessoa estiver consciente, deite-a de costas com as pernas elevadas.
- Em caso de vitima inconsciente, deite-a de lado.
- Se necessário, cubra a pessoa com cobertor e procure mantê-la calma.

Em caso de choque elétrico, após os primeiros socorros, procure ajuda médica imediatamente!!