Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Breaking News

latest

Ventilação Tática

É o conjunto de operações necessárias para substituir, mediante certas precauções, a atmosfera superaquecida e saturada de gases proveni...

É o conjunto de operações necessárias para substituir, mediante certas precauções, a atmosfera superaquecida e saturada de gases provenientes da combustão, no interior de uma edificação, por ar fresco da atmosfera externa.

Sabe-se que a quantidade normal de oxigênio do ar é de 21% em volume. Quando por qualquer motivo esta proporção diminui, cai também a velocidade de combustão do combustível que queima numa atmosfera e diminui a produção de chamas. Quando atinge aproximadamente 15%, cessa completamente a produção de chamas, mas tal não se dá com a combustão, que, para os combustíveis sólidos, continua de uma forma lenta, com forte produção de fumaça e calor. Para os combustíveis líquidos e gasosos, quando cessa a produção de chamas, cessa também a combustão.

Esse fenômeno que se passa com os combustíveis sólidos recebe o nome de “combustão abafada” ou “combustão em ambiente fechado” e caracteriza-se por um baixo índice de consumo do combustível, moderada produção de calor e grande produção de fumaça.

Existem alguns materiais que continuam a queimar com combustão viva, isto é, com chamas, mesmo quando a atmosfera que os envolve possui menos de 15% de oxigênio, mas constituem exceção à regra, como a pólvora, o celulóide à base de nitrato de celulose, os plásticos de piroxilina, etc.

A combustão em ambiente abafado é incompleta, e como a fumaça é um produto da combustão incompleta, há forte produção de fumaça.

Toda fumaça é tóxica, em maior ou menor grau, dependendo de seus componentes. Podem também irritar o aparelho respiratório e a visão, chegando a ser inflamável e até explosiva. A fumaça decorrente da combustão incompleta em ambiente fechado possui grande quantidade de monóxido de carbono (CO), gás extraordinariamente tóxico, inflamável e explosivo.

As condições encontradas no interior de uma edificação em que está ardendo um fogo em ambiente abafado são completamente inadequadas à vida humana, por três fatores principais: calor intenso, diminuição da porcentagem de oxigênio do ar e presença de gases tóxicos ou irritantes.


FONTE DE REFERÊNCIA
METCI – MANUAL DE ESTRATÉGIA E TÁTICA DE COMBATE A INCÊNDIO  
Direitos Autorais: Corpo de Bombeiros Militar do Estado de São Paulo