A luxação é um deslocamento de um ou mais ossos da articulação, podendo acontecer em qualquer parte do corpo. Esse deslocamento pode ser p...
A luxação é um deslocamento de um ou mais ossos da articulação, podendo acontecer em qualquer parte do corpo. Esse deslocamento pode ser parcial ou completo, causando separação das superfícies da articulação. Quando esse deslocamento é parcial e ainda fica alguma parte de cada superfície em contato, ocorre a subluxação. A luxação também é comumente conhecida como “deslocamento de uma articulação”.
Muitos confundem luxação com contusão, sendo que esta última é uma lesão em alguma região do corpo, como músculos, que não causa fissuras, ou fraturas ósseas ou deslocamento de articulação. A contusão normalmente é acompanhada por inchaço (edema) e hematomas.
Causas
A luxação pode ser causada por:
- Traumatismo direto ou indireto;
- Queda;
- Fratura;
- Lesão congênita;
- Frouxidão ligamentar, capsular ou muscular gerada por doenças crônicas como artrite, artrose.
Embora uma luxação possa ocorre em qualquer articulação do corpo, as regiões mais afetadas são os ombros, cotovelos e dedos da mão. Em consequência da luxação pode haver danos nos músculos, ligamentos e tendões que devem ser tratados posteriormente com fisioterapia.
Sinais e Sintomas
Os sinais e sintomas de uma luxação são:
- Dor local;
- Deformidade na articulação;
- Proeminência óssea;
- Pode haver fratura óssea exposta;
- Inchaço local;
- Incapacidade de realizar movimentos.
Diagnóstico
Pode-se chegar ao diagnóstico de luxação ao observar a área deformada e através do exame de raio-x, que evidência as alterações ósseas. A ressonância magnética ou tomografia podem ser realizadas após a redução da luxação para avaliar os danos causados nos músculos, ligamentos e na cápsula articular.
Primeiros Socorros
Os primeiros socorros em caso de luxação de ombro, no dedo, no joelho, no tornozelo, no pé ou de qualquer outra parte do corpo, são:
- não forçar o membro afetado,
- dar à vítima algum medicamento para controlar a dor como o paracetamol, por exemplo, e levá-la para o pronto socorro, pois requer um remédio ortopedista para fazer o realinhamento da estrutura.
Quando uma articulação encontra-se luxada ninguém deve tentar colocá-la de volta no lugar. Este procedimento quando mal realizado pode piorar a situação e causar problemas vasculares e pode até mesmo afetar o sistema nervoso periférico, causando ainda mais dor e incapacidade. em caso de luxação deve-se manter a calma e levar o indivíduo para o hospital imediatamente. Se não for possível levá-lo, chame uma ambulância ligando gratuitamente para o número 192.
Tratamento
O tratamento da luxação é feito com a toma de analgésicos para suportar a dor e “redução” da luxação, que consiste em posicionar o osso devidamente no seu lugar. Isto só deve ser feito pelos médicos, visto que é um procedimento perigoso, que requer prática clínica. E em alguns casos pode ser necessário realizar uma cirurgia para o correto posicionamento ósseo, sob anestesia geral. Após a redução da luxação, o indivíduo deverá permanecer com a articulação afetada enfaixada durante algumas semanas para facilitar a recuperação da lesão e evitar luxações recorrentes. Depois deverá ser encaminhado para a fisioterapia, onde ele deverá permanecer por algum tempo até a completa remissão dos sintomas.
FONTE: Marcelle Pinheiro ( Fisioterapeuta )