É uma queima rápida dos produtos da combustão no ambiente sinistrado ou num outro próximo, e durante o incêndio em um ambiente confinado...
É uma queima rápida dos produtos da combustão no ambiente sinistrado ou num outro próximo, e durante o incêndio em um ambiente confinado, o calor é absorvido pelo teto da edificação e pelas partes mais altas das paredes e irradia-se para as partes mais baixas, aquecendo gradualmente os gases combustíveis que estão no ambiente, quando os combustíveis alcançam sua temperatura de ignição, o fogo toma conta de todo ambiente instantaneamente.
O “flashover” ocorre próximo ao final da fase inicial e inicio da fase de queima livre, onde a temperatura está por volta de 550º C a 800ºC, a indicação de que no local poderá ocorrer um “flashover” não é clara e depende muito da experiência dos bombeiros que estiverem no local, mas sua ocorrência poderá ser prevenida pela ventilação vertical e pelo emprego de linhas de ataque devidamente coordenadas e controladas, e ainda com suporte da ventilação horizontal.
Tipos de “Flashover”
Tipos de “Flashover”
“Flashover” pobre ou "Lean “Flashover" - é a ignição dos fumos sob o teto, ocorrente quando a relação entre gases combustíveis e ar encontra-se ainda no limite inferior de inflamabilidade. É caracterizado pelo caminhamento lento das chamas pela coluna de fumaça, em pequenas "línguas-de-fogo", atingindo o teto de forma intermitente, podendo atingir ou não a totalidade da extensão do teto.
“Flashover” rico ou "Rich Flashover" - é observado quando a ignição dos gases inflamáveis se der no momento em que a mistura gasosa encontrar-se próxima dos limites superiores de inflamabilidade. Esta ocorrência é comum nos compartimentos onde o fogo diminuiu sua intensidade por déficit de oxigênio, não se confundindo com o “backdraft”, pois ocorrem em fases diferentes do incêndio.
“Flashover” atrasado ou "Delayed Flashover" - ocorre quando a camada mais fria da fumaça entra em contato com a atmosfera externa do compartimento de origem. As consequências do “flashover” atrasado são imprevisíveis, e ocorrendo a ignição em condições ideais de mistura, o resultado pode ser uma explosão violenta dos gases.
“Flashover” rico e quente ou "Hot Rich Flashover" - ocorre quando a fumaça aquecida está enriquecida com gases inflamáveis, numa mistura acima do limite superior de inflamabilidade, bem como em temperatura acima da "temperatura de ignição". Ao deixar o compartimento do incêndio, a fumaça se dilui rapidamente, ocorrendo a ignição espontânea, podendo gerar inclusive retrocesso de chamas e consequências similares às do “flashover” rico.
FONTE DE REFERÊNCIA
MCILC – MANUAL DE COMBATE A INCÊNDIO EM LOCAL CONFINADO
Direitos Autorais: Corpo de Bombeiros Militar do Estado de São Paulo