Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Breaking News

latest

Fases do Incêndio em Local Confinado

No incêndio em local confinado há necessidade que o bombeiro conheça suas fases, com as características que determinarão o procedimento ...

No incêndio em local confinado há necessidade que o bombeiro conheça suas fases, com as características que determinarão o procedimento tático a ser empregado no atendimento operacional da emergência, observando que um incêndio em edificação requer uma ventilação cuidadosamente calculada e executada. Em um incêndio em local confinado podem-se identificar claramente três fases ou estágios do seu desenvolvimento, a saber:

Estágio de Crescimento ou Fase Inicial
Nesta fase o oxigênio contido no ar ainda não está significativamente reduzido e o fogo está produzindo vapores, dióxido de carbono, Monóxido de carbono e outros gases. Este é o primeiro modo do surgimento e início das chamas no interior da edificação, estando o material queimando isoladamente e o fogo progredindo lentamente, uma vez que o calor gerado está sendo consumido para aquecer o ambiente, que tem a sua temperatura nesta fase pouco superior à externa, produzindo uma chama com temperatura superior a 537ºC. Nesta fase o bombeiro não será incomodado pelo calor do ambiente, porém, dependendo do combustível que está queimando, podem existir fumaça e gases nocivos.


Estágio de Pleno Desenvolvimento ou Queima Livre
Nesta fase, todo o local está em chamas e o fogo alcança a sua maior temperatura. É uma fase de grande extensão, indo da fase inicial até a fase de queima lenta, sendo que sua duração dependerá principalmente da quantidade de material combustível existente no ambiente. O ar rico em oxigênio é atraído pelas chamas, enquanto os gases quentes levam o calor até o teto, forçando o ar fresco a procurar níveis mais baixos, entrando em contato com as chamas, participando da combustão. A temperatura do ambiente irá aumentar paulatinamente, até o ponto que, na etapa mais adiantada, a parte superior do ambiente tenha temperatura acima de 700ºC.

À medida que o fogo progride, continua a aquecer o ambiente e a consumir o oxigênio e, se não houver ventilação, os gases da combustão não terão como reagir e permanecerão no recinto. O fogo é então levado à fase da queima lenta e uma ventilação inadequada fará com que volte a aumentar a sua intensidade ou, até mesmo, gerar riscos de explosão do ambiente.


Podemos, na prática, dividir a fase da queima livre em suportável ou insuportável:

Suportável - é a etapa em que a queima livre não aqueceu o ambiente a altas temperaturas e os bombeiros poderão entrar sem sofrerem danos oriundos do calor ambiental, utilizando o EPI (equipamento de proteção individual) para combate ao incêndio. 

Insuportável - é a etapa onde a queima livre aqueceu o ambiente a temperaturas tais que impossibilitarão a entrada dos bombeiros, mesmo utilizando EPI (equipamento de proteção individual) e EPR (equipamento de proteção respiratória).

Estágio de Declínio ou Queima Lenta 
Nesta fase a porcentagem de oxigênio no ambiente é reduzida, o que levará a combustão a ter pouca ou nenhuma chama. O ambiente estará repleto de produtos da combustão que não se queimaram devido ao baixo nível de oxigênio, porém, estará superaquecido em decorrência do calor que foi gerado na fase da queima livre. Os produtos da combustão estarão numa temperatura acima de 537º C. 

Com uma ventilação inadequada, os produtos da combustão poderão explodir quando entrarem na reação com o oxigênio, o que chamamos “Backdraft”, ou seja, a explosão ambiental provocada por uma ventilação inadequada num ambiente com baixa porcentagem de oxigênio, que está repleto de produtos da combustão superaquecidos, oriundos da queima lenta ou da última etapa da queima livre.


Backbdraft
É a explosão ambiental provocada por uma ventilação inadequada num ambiente com baixa porcentagem de oxigênio, que está repleto de produtos da combustão superaquecidos, oriundos da queima lenta ou da última etapa da queima livre.

Flashover
É uma queima rápida dos produtos da combustão no ambiente sinistrado ou num outro próximo, e durante o incêndio em um ambiente confinado, o calor é absorvido pelo teto da edificação e pelas partes mais altas das paredes e irradia-se para as partes mais baixas, aquecendo gradualmente os gases combustíveis que estão no ambiente, quando os combustíveis alcançam sua temperatura de ignição, o fogo toma conta de todo ambiente instantaneamente.


FONTE DE REFERÊNCIA
MCILC – MANUAL DE COMBATE A INCÊNDIO EM LOCAL CONFINADO
Direitos Autorais: Corpo de Bombeiros Militar do Estado de São Paulo