De difícil diagnóstico, exigem que o socorrista tenha um bom nível de treinamento para pesquisar a história do acidente, relacionando o me...

De difícil diagnóstico, exigem que o socorrista tenha um bom nível de treinamento para pesquisar a história do acidente, relacionando o mecanismo do trauma com a possibilidade de lesões ocultas e para realizar um exame secundário detalhado.
O sangramento interno resulta, geralmente, de trauma fechado ou de certas fraturas (como fratura pélvica). Embora não seja visível, o sangramento interno pode ser bastante sério e até mesmo fatal pois pode provocar choque rapidamente. Você deve suspeitar de sangramento interno com base nos sinais e sintomas, assim como no mecanismo da lesão.
Causas Comuns de Hemorragias Internas
Podem ocorrer devido a uma série de causas, muitas das quais envolvem traumas diretos ao corpo ou condições patológicas subjacentes que afetam a integridade dos vasos sanguíneos ou órgãos internos.
Abaixo estão descritas as causas mais comuns de hemorragias internas:
Traumas Fechados - Como contusões e fraturas de órgãos internos que não rompem a pele, mas causam sangramentos no interior do corpo.
Fraturas Ósseas - Como a fratura pélvica ou fraturas de costelas, que podem lesar vasos sanguíneos e órgãos internos, resultando em sangramentos internos.
Traumas Penetrantes - Como ferimentos por faca, balas ou objetos pontiagudos que perfuram a pele e atingem órgãos internos, causando hemorragias.
Distúrbios Vasculares - Como aneurismas (dilatação anormal de uma artéria) ou varizes esofágicas que podem se romper e causar sangramentos internos significativos.
Condições Médicas Subjacentes - Como úlceras gástricas, doenças hepáticas ou distúrbios de coagulação sanguínea, que podem levar ao sangramento interno.
Sinais e Sintomas
Os sinais e sintomas de sangramento interno são semelhantes aos do choque: inquietação e ansiedade, pele fria e úmida, pulso rápido e fraco, respiração rápida e, finalmente, uma queda na pressão arterial. Pode haver sinais e sintomas adicionais, dependendo da fonte do sangramento.
O sangramento interno pode não causar sinais e sintomas por horas ou dias; lembre-se que pode haver sangramento interno mesmo sem haver sinais ou sintomas.
Entre os sintomas comuns, destacam-se:
Dor Localizada - Como dor abdominal, torácica ou nas costas, dependendo da área afetada.
Sinais de Choque - Como hipotensão (queda da pressão arterial), taquicardia (aumento da frequência cardíaca), palidez e suor frio.
Dificuldade para Respirar - Especialmente em hemorragias torácicas.
Vômitos ou Tosse com Sangue - Quando o sangramento afeta os pulmões ou o trato gastrointestinal.
Alteração no Nível de Consciência - Como confusão ou perda de consciência, especialmente em hemorragias cranianas.
Distensão Abdominal ou Inchaço - Indicação de acúmulo de sangue dentro da cavidade abdominal.
Hematoma
Dor, sensibilidade, inchaço ou descoloração no local da lesão; em trauma fechado na cabeça, sangramento da boca e sangue ou fluido sanguinolento no nariz ou ouvidos; em trauma fechado no abdome, sangramento do reto ou sangramento não-menstrual da vagina tosse com sangue vermelho-vivo, espumoso; respiração rápida e superficial vômito tendo sangue vermelho-vivo; fezes escuras; rigidez no abdome; espasmos dos músculos abdominais sangue na urina ou urina escura.
Suspeitar de Hemorragia Interna
Ferimentos penetrantes no crânio;
Sangue ou fluídos sanguinolentos drenando pelo nariz ou orelha;
Vômito ou tosse com sangue;
Hematomas ou traumas penetrantes no pescoço;
Hematomas no tórax ou sinais de fraturas de costelas;
Ferimentos penetrantes no tórax ou abdome;
Abdome aumentado ou com áreas de hematoma;
Abdome rígido, sensível ou com espasmos;
Sangramento retal ou vaginal;
Fraturas de pelve, ossos longos da coxa e braço;
Nunca obstrua a saída de sangue através dos orifícios naturais: boca, nariz, orelha, ânus, vagina.
FONTE DE REFERÊNCIA
MANUAL DE RESGATE E EMERGÊNCIAS MÉDICAS (CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO)
FONTE DE REFERÊNCIA
MANUAL DE RESGATE E EMERGÊNCIAS MÉDICAS (CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO)