Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Breaking News

latest

Hemorragias Internas

De difícil diagnóstico, exigem que o socorrista tenha um bom nível de treinamento para pesquisar a história do acidente, relacionando o me...

De difícil diagnóstico, exigem que o socorrista tenha um bom nível de treinamento para pesquisar a história do acidente, relacionando o mecanismo do trauma com a possibilidade de lesões ocultas e para realizar um exame secundário detalhado.

O sangramento interno resulta, geralmente, de trauma fechado ou de certas fraturas (como fratura pélvica). Embora não seja visível, o sangramento interno pode ser bastante sério e até mesmo fatal pois pode provocar choque rapidamente. Você deve suspeitar de sangramento interno com base nos sinais e sintomas, assim como no mecanismo da lesão.

Sinais e Sintomas
Os sinais e sintomas de sangramento interno são semelhantes aos do choque: inquietação e ansiedade, pele fria e úmida, pulso rápido e fraco, respiração rápida e, finalmente, uma queda na pressão arterial. Pode haver sinais e sintomas adicionais, dependendo da fonte do sangramento.

O sangramento interno pode não causar sinais e sintomas por horas ou dias; lembre-se que pode haver sangramento interno mesmo sem haver sinais ou sintomas.

Hematoma
Dor, sensibilidade, inchaço ou descoloração no local da lesão; em trauma fechado na cabeça, sangramento da boca e sangue ou fluido sanguinolento no nariz ou ouvidos; em trauma fechado no abdome, sangramento do reto ou sangramento não-menstrual da vagina tosse com sangue vermelho-vivo, espumoso; respiração rápida e superficial vômito tendo sangue vermelho-vivo; fezes escuras; rigidez no abdome; espasmos dos músculos abdominais sangue na urina ou urina escura.

Suspeitar de Hemorragia Interna
Ferimentos penetrantes no crânio;
Sangue ou fluídos sanguinolentos drenando pelo nariz ou orelha;
Vômito ou tosse com sangue;
Hematomas ou traumas penetrantes no pescoço;
Hematomas no tórax ou sinais de fraturas de costelas;
Ferimentos penetrantes no tórax ou abdome;
Abdome aumentado ou com áreas de hematoma;
Abdome rígido, sensível ou com espasmos;
Sangramento retal ou vaginal;
Fraturas de pelve, ossos longos da coxa e braço;
Nunca obstrua a saída de sangue através dos orifícios naturais: boca, nariz, orelha, ânus, vagina.


FONTE DE REFERÊNCIA
MTBRESG – MANUAL DE RESGATE E EMERGÊNCIAS MÉDICAS

Direitos Autorais: Corpo de Bombeiros Militar do Estado de São Paulo.