Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Breaking News

latest

Tipos de Ferimentos

Pode ser definido como uma agressão física que compromete a integridade estrutural de tecidos corporais, resultante de um impacto, traum...

Pode ser definido como uma agressão física que compromete a integridade estrutural de tecidos corporais, resultante de um impacto, trauma ou ação de agentes externos que causam danos mecânicos, térmicos ou químicos. O caráter da lesão pode variar amplamente, dependendo de diversos fatores, como a natureza do agente causador, a localização anatômica, a intensidade do impacto, a extensão do dano e a profundidade atingida. Dessa forma, os ferimentos podem englobar desde lesões superficiais e de difícil complicação até danos profundos e potencialmente fatais que envolvem órgãos vitais, grandes vasos sanguíneos ou estruturas anatômicas de função crucial.

Os ferimentos podem ser classificados em abertos e fechados:
Ferimento ou Trauma Aberto: é aquela onde existe uma perda de continuidade da superfície e cutânea, ou seja, onde a pele está aberta.

Ferimento ou Trauma Fechado: a lesão ocorre abaixo da pele, porém não existe perda da continuidade na superfície, ou seja, a pele continua intacta.

Tipos de Ferimentos Abertos


Incisão

São lesões de bordas regulares produzidas por objetos cortantes, que podem causar sangramentos variáveis e danos a tecidos profundos, como tendões, músculos e nervos. Devem ser protegidas com curativo estéril fixado com bandagens ou ataduras.

Pérfuro-Contuso

São lesões causadas pela penetração de projéteis ou objetos pontiagudos através da pele e dos tecidos subjacentes. O orifício de entrada pode não corresponder à profundidade de lesão, devendo-se sempre procurar um orifício de saída e considerar lesões de órgãos internos, quando o ferimento localizar-se nas regiões do tórax ou abdômen.

Laceração

São lesões de bordas irregulares, produzidas por objetos rombos, através de trauma fechado sobre a superfície óssea ou quando produzido por objetos afiados. Devem ser protegidas com curativo estéril, fixado com bandagens e ataduras.

Abrasivo

São lesões superficiais de sangramento discreto e muito doloroso. Devem ser protegidas com curativo estéril de material não aderente, bandagens ou ataduras.

Avulsão

Lesões nas quais todo um pedaço de pele e tecidos são rompidos, ficando pendurados com um retalho. Se possível e se a pele estiver ainda presa, deve ser recolocada sobre o ferimento, controlada a hemorragia e a seguir coberta com curativo estéril e fixada com bandagens ou ataduras.

Lácero-Contuso

Associação de um contusão que provoca um rompimento de tecidos com bordas irregulares.

Corto-Contuso

Ferimento provocado por um objeto pesado e pouco afiado. Ex.: machadada; choque da cabeça contra pára-brisa ou volante do veículo, etc.

Qualquer rompimento anormal da pele ou superfície do corpo é chamado de ferimento. A maioria dessas lesões compromete os tecidos moles, a pele e os músculos. As feridas podem ser abertas ou fechadas. A ferida aberta é aquela na qual existe uma perda de continuidade da superfície cutânea. Na ferida fechada, a lesão do tecido mole ocorre abaixo da pele, porém não existe perda da continuidade na superfície. Todos os ferimentos logo que ocorrem, causam dor, produzem sangramentos e podem causar infecções.

Exponha o ferimento para que possa visualizar a área lesada. Remova as roupas com o mínimo de movimento.

É melhor cortá-las do que tentar retirá-las inteira, porque a movimentação poderá ser muito dolorosa e causar lesão e contaminação da ferida. O socorrista não deverá tocar no ferimento. Caso a ferida esteja suja, ou ainda, se for provocada por um objeto sujo, limpe apenas ao redor. Diminua a probabilidade de contaminação de uma ferida, utilizando materiais esterilizados ou limpos para fazer o curativo inicial. Todos os ferimentos devem ser cobertos por uma compressa (curativo universal), preparada com uma gaze esterilizada ou um pano bem limpo. Este curativo deve ser posicionado sobre a ferida e fixada firmemente com uma bandagem.


No socorro pré-hospitalar é indicado o uso de bandagens triangulares que podem ser confeccionadas em diversos tamanhos, no entanto, recomenda-se o uso de bandagens com base de no mínimo 1 metro de comprimento. Confeccionada em algodão cru com costura dupla nos acabamentos, a bandagem é largamente utilizada na proteção de ferimentos, quer na posição aberta (estendida) ou dobrada, proporcionando uma técnica de socorro rápido e seguro.


FONTE DE REFERÊNCIA
MANUAL DE RESGATE E EMERGÊNCIAS MÉDICAS (CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO)