Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Breaking News

latest

Sistemas do Corpo Humano

Conhecer os sistemas do corpo e suas funções e muito importante para prestar primeiros socorros. A maioria dos cursos nessa área não ded...

Sistemas do Corpo Humano
Conhecer os sistemas do corpo e suas funções e muito importante para prestar primeiros socorros. A maioria dos cursos nessa área não dedicam tempo suficiente para o assunto, entretanto os conceitos fisiológicos básicos relacionados aos ferimentos e doenças são fundamentais para o correto atendimento.

As diferentes funções do corpo humano são úteis para determinar a extensão dos ferimentos e a causa de uma emergência clínica. Os sistemas e as principais funções são do corpo humano são:

Sistema Circulatório
Seus principais componentes são o coração (bomba muscular) que promove a circulação entre os vasos sanguíneos, os vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares) e o sangue, que trata-se de um fluido complexo composto por: plasma, plaquetas, glóbulos brancos (leucócitos) e vermelhos (hemácias - eritrócitos). Sua função e movimentar o sangue, transportando o oxigênio e os nutrientes para as células do corpo e remover os resíduos e o dióxido de carbono das células. O coração bombeia o sangue aos pulmões, recolhe oxigênio do ar que se respira (pequena circulação ou pulmonar), retorna e é transportado para o resto do corpo (grande circulação ou sistêmica). Todas as células do nosso corpo necessitam de oxigênio para realizar suas funções normais. Um indivíduo adulto, de aproximadamente 70 Kg, possui de 7% a 8% do seu peso corporal correspondendo ao sangue, ou seja, de 4,9 a 5,6 litros. 

Os batimentos cardíacos ocorrem devido a impulsos elétricos naturais que são enviados a partir do coração através do nó sino-atrial ou sinusal, numa frequência de 50 a 90 vezes por minuto num adulto sadio que se encontra em repouso. Se em repouso um coração bombeia em torno de 5 litros por minuto, durante o esforço ou exercício, o coração de um adulto pode chegar a bombear 25 litros de sangue a cada minuto. A frequência acima dos níveis normais e chamada de Taquicardia e abaixo de Bradicardia.

Pulso
A variação da pressão no interior das artérias produzida pela onda gerada no impulso cardíaco pode ser sentida em alguns locais com facilidade ao longo do corpo, em especial as artérias que se encontram próximas a superfície cutânea.

Pressão Arterial
E a pressão exercida contra a parede interna dos vasos e depende da forca desenvolvida pelo movimento sistólico, do volume sanguíneo (volemia) e pela resistência das artérias sendo o seu valor mínimo durante a diástole ventricular. Assim, a PA diastólica ou mínima: representa o valor basal da pressão arterial e a PA sistólica ou máxima: representa o pico de pressão no momento da sístole. A pressão arterial e medida em milímetros de mercúrio (mm/Hg), utilizando–se equipamento denominado esfigmomanometro, e tem como valores normais entre 60 e 90 mm/Hg para a pressão diastólica e entre100 e 140 mm/Hg para a pressão sistólica.

Sistema Respiratório
Dividido em vias aéreas superiores (nariz, boca, faringe e laringe) e inferiores (traqueia, brônquios, bronquíolos e pulmões) o sistema respiratório e de fundamental importância no estudo relacionado aos atendimentos emergências uma vez que a garantia da respiração e troca gasosa constitui-se numa das principais prioridades. A troca gasosa ocorre com a introdução do oxigênio (O2) e a saída do dióxido de carbono (CO2). A efetiva troca ocorre nos pulmões em suas estruturas mais elementares chamada alvéolos que se assemelham a pequenos sacos de ar, os quais estão envolvidos por vasos sanguíneos (chamados capilares). Através de impulsos nervosos que partem do cérebro até o tórax e ao musculo chamado diafragma, acontece o movimento para o enchimento dos pulmões com a entrada do ar atmosférico pela diferença de pressão entre o meio interno e externo (inspiração). 

Dentro do sistema respiratório o ar percorre as vias aéreas superiores e inferiores até a chegada nos alvéolos. O oxigênio presente no ar numa concentração de aproximadamente 21%, passa para os capilares (corrente sanguínea) e os capilares que transportavam altas concentrações de gás carbônico, resultado do metabolismo celular, passa para os alvéolos para ser expelido através do caminho inverso (expiração). A este processo de troca gasosa chamamos hematose.

Sistema Digestório
Conjunto de órgãos responsáveis pela digestão e absorção dos alimentos. E composto pela boca, faringe, esôfago, estomago, intestinos (delgado e grosso) e anus. Possui ainda glândulas acessórias como o fígado, pâncreas e as salivares, já que a digestão compreende processos mecânicos (mastigação, deglutição e peristaltismo) e químicos (ácidos gástricos e enzimas) O baco, apesar de não fazer parte do sistema digestório esta anatomicamente relacionado a este e está bastante relacionado nos traumas abdominais contusos as lesões com hemorragia associada.

Sistema Urinário
Responsável pela eliminação de algumas substancias toxicas que é produto final do metabolismo, regula a eliminação e conservação de agua e outras substancias. E composto pela bexiga (órgão muscular oco localizado na pelve) e demais órgãos excretores. Por estarem acopladas ao púbis e comum as lesões nestas estruturas nas fraturas de quadril.

Sistema Reprodutor
E responsável pela reprodução humana. Nele estão localizados os órgãos sexuais masculino e feminino. Na mulher, o útero e um órgão muscular, resistente e elástico que contém o feto. Feto e um ser que está se desenvolvendo e crescendo no interior do útero, está por nascer. A vagina é o canal do parto. A bolsa amniótica e uma membrana que forma uma espécie de saco que contém o liquido que protege o feto. A placenta e um órgão especial, formado durante a gravidez pelo tecido da mãe e do feto, que serve para circulação de sangue, com oxigênio e nutrientes entre ambos. O cordão umbilical e a continuação da placenta, que serve para ligar a mãe ao feto.

Sistema Nervoso
Distribui-se por todos os tecidos do corpo humano. E responsável pela captação de estímulos do meio ambiente, pela regulação e integração da função de órgãos além da responsabilidade sobre as atividades mentais e de comportamento humanos. Formando pelo cérebro, cerebelo, medula espinhal e nervos, tem nos neurônios suas estruturas primarias que apresentam como características a quase nula capacidade de regeneração e, justamente por isso, a preocupação com as sequelas funcionais após agressões a este sistema.

Sistema Endócrino
Composto por glândulas que produzem substancias químicas denominadas hormônios, utilizadas no metabolismo humano. As principais estruturas são: hipófise, tireóide, paratireóides, adrenais, ilhotas de Langherans e gônodas.

Sistema Tegumentar
Composto pela pele e estruturas anexas como cabelo e unha. Protege as estruturas internas e exerce importante papel na regulação da temperatura e defesa do organismo.

Sistema Muscular
Possibilita os movimentos do corpo e suas partes por intermédio dos músculos e auxilia no retorno de sangue venoso para o coração e no movimento dos alimentos e fezes, entre outros. As lesões no sistema muscoloesquelético estão entre as mais comuns a serem atendidas pelos socorristas. De forma geral os músculos estão divididos em dois grandes grupos, os lisos (cuja atividade de contração ocorre independente da vontade) e os esqueléticos (de contração voluntária) a exceção a esta regra é o coração que apesar de anatomicamente se assemelhar aos músculos esqueléticos, funcionalmente se comporta como músculo liso.

Sistema Esquelético
Formado pelos ossos que protegem e dão suporte ao corpo e aos órgãos internos. Quanto à forma podem ser classificados em ossos longos, curtos, chatos e irregulares o sistema esquelético compreende ainda as articulações que tem a função de fazer a ligação entre dois ossos permitindo a mobilidade. O eixo principal de sustentação do corpo humano e o que oferece proteção ao cérebro (crânio e face) da medula (vertebras num total de 33 sendo 7 cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacras e 4 coccígea), além da caixa torácica oferecendo proteção ao coração e pulmões através de 12 pares de vertebras.


FONTE DE REFERÊNCIA
MTBRESG – RESGATE E EMERGÊNCIAS MÉDICAS

Direitos Autorais: Corpo de Bombeiros Militar do Estado de São Paulo