Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Breaking News

latest

Painel de Bombas

Toda viatura de combate a incêndio possui um painel para utilização e controle da bomba de incêndio. Geralmente encontramos os seguintes...

Toda viatura de combate a incêndio possui um painel para utilização e controle da bomba de incêndio. Geralmente encontramos os seguintes instrumentos e comandos no painel:

Manômetro - instrumento indicativo da pressão de vazão da bomba. Pode ser encontrado como principal e também individualmente a cada linha de expedição. É graduado em Kgf/cm2, PSI ou quilo pascal (Kpa).


Manovacuômetro - instrumento indicativo da pressão de sucção da bomba. Marca a pressão em escala positiva (kgf/cm2 ,PSI ou Kpa), quando a viatura esta sendo abastecida por uma fonte com pressão (hidrante) e em escala negativa (pol/Hg ou MCA) quando abastecida por um manancial.


Alavancas - acionam, através do comando direto do operador, os mecanismos de funcionamento da bomba, sendo as principais.

Tanque Bomba - controla o fluxo de água do tanque existente na viatura para a bomba de combate a incêndio.


Bomba Tanque - controla o fluxo de água da bomba para o tanque. Também é conhecido como carretel de recirculação ou enchimento do tanque.


Expedição - controla o fluxo de água da bomba para a linha de mangueira.


Introdução Principal - linha de entrada de água para o corpo de bomba. As medidas mais comuns são de 115 mm (4 ½ pol) e 152 mm (6 pol).


Introdução Auxiliar - linha para a entrada auxiliar de água para o corpo de bomba, normalmente na medida de 65 mm (2 ½ pol).


Válvula de Transferência - executa a transferência da operação em <pressão> ou <volume>.


Válvula de Alívio - aciona a válvula de alívio (localizada na introdução principal da bomba de incêndio), que pode ser regulável ou automática. Estabiliza a pressão da bomba quando expedição ou expedições e esguicho ou esguichos são fechados. Devolve o fluxo de descarga para a introdução da bomba.


Tacômetro (conta giros) - instrumento indicativo do regime de rotações por minuto do motor do veículo. Sua escala é em RPM (rotações por minuto).

Temperatura do Motor - instrumento indicativo da temperatura da água do sistema de arrefecimento do motor do veículo. Sua escala é em graus Celsius.

Pressão de Óleo - instrumento indicativo da pressão do óleo lubrificante do motor do veículo. Sua escala é kgf/cm2.


Drenos - dispositivos que permitem drenar a água existente no interior dos locais aos quais correspondem, como:
- Drenos de linhas: drenam a água das expedições.
- Dreno da bomba: drena a água do interior do corpo de bomba.
- Dreno do tanque: drena a água do tanque.


Acelerador - controla a aceleração do motor do veículo e consequentemente o aumento ou diminuição da pressão na bomba. Normalmente é micrométrico e dispõe de mecanismo de segurança para desaceleração rápida.


Refrigeração Auxiliar - Refrigera em circuito auxiliar a bomba de incêndio evitando seu superaquecimento. Outro circuito fechado refrigera o motor, através de inter cambiador de calor.

NOTA - a refrigeração auxiliar deverá ser aberta quando a temperatura do motor ultrapassar a 80º C, pois a sua abertura antes desta temperatura pode ocasionar ligeira queda de pressão.



FONTE DE REFERÊNCIA
MBI – MANUAL DE BOMBAS DE INCÊNDIO
Direitos Autorais: Corpo de Bombeiros Militar do Estado de São Paulo