Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Breaking News

latest

Número de pessoas desaparecidas em incêndios florestais na Califórnia dobra para mais de 630

O número de pessoas declaradas desaparecidas em um dos incêndios catastróficos da Califórnia mais do que dobrou para 631, já que a luta ...

O número de pessoas declaradas desaparecidas em um dos incêndios catastróficos da Califórnia mais do que dobrou para 631, já que a luta continua a conter um dos maiores incêndios que o estado dos EUA já conheceu.

O Camp Fire, que eclodiu há uma semana no Sierra Foothills afetado pela seca, 280 quilômetros ao norte de São Francisco, deixou pelo menos 63 pessoas mortas. Outras três pessoas morreram em um incêndio no sul da Califórnia.

A lista oficial revisada de pessoas desaparecidas, emitida pelo Gabinete do Xerife do Condado de Butte, saltou de 297 - um número dado anteriormente na quinta-feira - para 631.

O xerife Kory Honea disse que quase 300 pessoas inicialmente relatadas como desaparecidas foram encontradas vivas, e a lista continuará flutuando à medida que as pessoas forem encontradas seguras ou identificadas entre os mortos. Em uma coletiva de imprensa à noite, ele disse que os restos mortais de mais sete vítimas foram localizados desde quarta-feira.

O xerife pediu aos parentes dos desaparecidos que enviassem amostras de DNA para ajudar a identificar os mortos. Ele disse que alguns dos desaparecidos por muitos nunca serão encontrados.

Paraíso devastado
O elevado número de mortos e desaparecidos é atribuído à velocidade com que as chamas, impulsionadas por ventos fortes e facilitadas por matagal e árvores ressecadas, percorreram a cidade do Paraíso.

A maior parte da cidade – quase 12.000 casas e edifícios – foi destruída, e um exército de bombeiros, muitos de outros estados, juntou-se à luta para conter e suprimir as chamas.

Aqueles que sobreviveram aos incêndios, mas perderam casas, estão se mudando com amigos ou parentes, ou ficando em abrigos de emergência. Dezenas de pessoas montaram tendas ou dormiram em carros do lado de fora de uma loja do Walmart em Paradise.

No sul da Califórnia, onde houve vários incêndios menores, o incêndio de Wolsey foi associado a pelo menos três mortes e centenas de edifícios destruídos nas colinas ao redor de Malibu, a oeste de Los Angeles.

O Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia (Cal Fire) disse na quinta-feira que um perímetro maior de ambos os principais incêndios do estado foi contido.

Em todo o estado, mais de 9.000 bombeiros estão envolvidos na luta para conter os incêndios.

Visita de Trump
A Casa Branca disse que Donald Trump visitará a Califórnia no sábado para se encontrar com pessoas afetadas pelo desastre.

No fim de semana passado, o presidente dos EUA culpou a "má gestão grosseira" das florestas pelos incêndios e ameaçou reter os pagamentos federais.

Os comentários de Trump, que vieram logo depois que ele emitiu uma declaração de emergência para permitir que fundos do governo dos EUA fossem usados para combater três incêndios, provocaram uma resposta furiosa dos bombeiros.

Alguns especialistas questionaram os métodos de manejo florestal. Mas os cientistas atribuem em grande parte as desastrosas temporadas de incêndios florestais que a Califórnia experimentou nos últimos dois anos à seca prolongada sintomática da mudança climática.


Fonte: Euronews