O organizador de um programa comunitário de combate a incêndios que salvou 60 vidas foi reconhecido pelo seu trabalho. Tony Clark montou...
O organizador de um programa comunitário de combate a incêndios que salvou 60 vidas foi reconhecido pelo seu trabalho.
Tony Clark montou o grupo há uma década na fábrica onde trabalha, depois que o serviço de bombeiros não conseguiu responder imediatamente a um incêndio no local.
Agora, nove funcionários da Howdens Marcenaria, em East Yorkshire, fazem parte do esquema de plantão e responderam a mais de 2.500 chamadas nos últimos 10 anos.
Clark, de 52 anos, disse que estava "privilegiado" por receber a Medalha do Serviço de Bombeiros da Rainha.
"Eu aceito isso em nome do resto dos meus colegas do serviço de incêndio e resgate e, certamente, da equipe com a qual trabalho no esquema de plantão em Howden", disse ele.
Clark foi bombeiro de plantão em North Yorkshire por 10 anos antes de montar o esquema no fabricante da cozinha.
Além de lidar com incidentes dentro da fábrica, a equipe de voluntários apoia o quartel de bombeiros local durante as noites e fins de semana e atendeu a 1.791 chamadas de incêndio e 1.037 chamadas médicas.
Clark disse que estava ansioso para incentivar outras empresas a iniciar esquemas semelhantes.
"O modelo que temos realmente funciona", disse ele.
"Ele apoia a estação local. Ele suporta todo o envolvimento da comunidade e, em seguida, enquanto estamos realmente aqui no local com as habilidades que temos, somos uma equipe de resposta a emergências no local."
Além de combater incêndios e acidentes, Clark e seus colegas também lidam com emergências médicas, atuando como socorristas com o apoio do Serviço de Ambulância de Yorkshire.
Durante a pandemia, a equipe já trabalhou para distribuir mais de quatro milhões de itens de EPIs e testes de Covid em toda a região.
Além do reconhecimento da rainha, ele também recebeu um prêmio do Serviço de Bombeiros e Resgate de Humberside e seus empregadores para reconhecer seu serviço de uma década.
Fonte: BBC News