Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Breaking News

latest

Igreja histórica destruída em grande incêndio

Oitenta bombeiros foram enviados para a igreja de São Marcos em Hamilton Terrace, St John's Wood, às 23h20 GMT de quinta-feira. Víde...

Oitenta bombeiros foram enviados para a igreja de São Marcos em Hamilton Terrace, St John's Wood, às 23h20 GMT de quinta-feira. Vídeos nas redes sociais mostraram todo o prédio de dois andares em chamas, enquanto testemunhas disseram que o telhado do ornamentado edifício vitoriano havia cedido.

O Corpo de Bombeiros de Londres (LFB) disse que não houve feridos e que a causa do incêndio não era conhecida. O National Churches Trust descreveu São Marcos como um "tesouro arquitetônico e histórico".

O edifício, que tem mais de 170 anos, tem ligações com o autor Lewis Carroll e o filho da rainha Vitória, o príncipe Leopold, e está situado perto do Abbey Road Studios e do Lord's Cricket Ground. A vigária de São Marcos, a reverenda Kate Harrison, disse à BBC que o incêndio foi "de partir o coração para nós como igreja e comunidade local".

"Continuamos em profundo choque, mas somos muito gratos pelas orações e mensagens que continuam a chegar e nos comprometemos a continuar a servir a comunidade local da melhor maneira possível", acrescentou.

Sophia Tennant, que testemunhou o incêndio, disse que estava se preparando para dormir quando olhou pela janela e viu chamas subindo de dentro de um prédio que mais tarde percebeu ser a igreja.

Depois de chamar a brigada de incêndio, ela disse que "veio e observou e estava realmente em chamas, a maior parte do telhado parecia estar em chamas".

"Você podia ver o fogo dentro da igreja subindo o que teria sido o vitral no extremo leste, por isso é bastante desastroso", disse ela.

Reema Raisinghani, de 32 anos, mora em Hamilton Terrace, em frente à igreja, e disse que os moradores que vivem no térreo de edifícios próximos foram instruídos a evacuar à medida que as chamas se espalhavam. Ela disse que o prédio estava totalmente aceso, incluindo a torre, às 00h30 e "pedaços da igreja estavam realmente caindo pela fachada".

"É uma igreja icônica, estou acostumada a acordar com ela todas as manhãs. É uma daquelas igrejas comunitárias maciças, é apenas um ponto central para todo o terraço também", disse ela.

"A bela cor de pedra agora é toda preta, é uma concha preta. Há cinzas em todos os lugares, inclusive fora de todo o meu apartamento."

Outra testemunha descreveu ter visto "muitas chamas" que se tornaram "muito maiores antes que o telhado caísse".

Mais de 10 carros de bombeiros foram implantados no local, com equipes de North Kensington, Paddington e West Hampstead trabalhando para apagar as chamas.

Os bombeiros usaram três escadas para pulverizar água no edifício, incluindo duas escadas de 34 m (111 pés) e uma escada de 64 m (209 pés) que é a mais alta de seu tipo na Europa.

Eddie Tulasiewicz, do National Churches Trust, disse que é uma tragédia que uma "igreja tão bonita e histórica" tenha sido atingida pelo fogo, mas espera que "muito do interior possa ser salvo".

"As igrejas estão cheias de madeira e a maioria tem detectores de incêndio, mas o que eles precisam é de sistemas de aspersão", disse ele.

As famílias na área foram previamente aconselhadas a manter janelas e portas fechadas, e a polícia pediu ao público que evitasse a área para permitir que os serviços de emergência funcionassem. A LFB disse que as equipes de bombeiros permaneceram no local tornando o local seguro e estavam realizando investigações sobre a causa do incêndio.

O Conselho Municipal de Westminster disse que haverá fechamentos de estradas locais até o final da manhã, mas todos os moradores estavam "seguros e contabilizados".


Fonte: BBC News