Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Breaking News

latest

Técnica do Rapel

Esta técnica surgiu no final do século passado a partir da necessidade de exploradores franceses contratados para pesquisarem canyons e ...

Esta técnica surgiu no final do século passado a partir da necessidade de exploradores franceses contratados para pesquisarem canyons e cavernas dos Pirineus (cadeia de montanhas que separa o sul da França do norte da Espanha) e que se deparavam com situações em que eram obrigados a transpor obstáculos como abismos, cachoeiras e pontes. Daquela época até os tempos atuais, essa técnica vem sendo aperfeiçoada, a medida em que novos e melhores equipamentos são desenvolvidos e normalizados. 

O rapel, enquanto técnica, é utilizado basicamente por três esportes: a escalada, a espeleologia (exploração de cavernas) e o canyoning (“rapel em cachoeiras”) e, na área profissional, por militares e socorristas. Para nós, bombeiros, representa um meio de acesso ou fuga de um local inóspito.

Rapel Militar
O rapel pode ser feito com ou sem o uso de aparelhos. Em situações em que haja uma pequena distância a ser vencida, em que não haja aparelhos disponíveis, o rapel clássico ou militar pode ser efetuado através de uma laçada da corda em redor do corpo, de modo que o atrito criado possibilite o controle da descida.


FONTE DE REFERÊNCIA
MSA – SALVAMENTO EM ALTURA
Direitos Autorais: Corpo de Bombeiros Militar do Estado de São Paulo