Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Breaking News

latest

Esforços de resgate continuam na Turquia e na Síria após terremoto

Uma poderosa série de terremotos abalou amplas áreas da Turquia e da vizinha Síria nesta segunda-feira, matando pelo menos 4.600 pessoas...

Uma poderosa série de terremotos abalou amplas áreas da Turquia e da vizinha Síria nesta segunda-feira, matando pelo menos 4.600 pessoas e ferindo milhares de outras, ao derrubar centenas de edifícios e prender moradores sob montes de escombros ou pisos de panquecas.

O Serviço Geológico dos EUA mediu o terremoto de segunda-feira antes do amanhecer em 7,8, com uma profundidade de 18 quilômetros. Horas depois, um de magnitude 7,5 atingiu mais de 100 quilômetros de distância.

As autoridades temem que o número de mortos aumente ainda mais, à medida que as equipes de resgate procuram sobreviventes em uma região assolada por mais de uma década de guerra civil na Síria e uma crise de refugiados.

Moradores sacudidos do sono pelo terremoto matinal correram para fora na chuva e na neve para escapar dos escombros que caíam, enquanto aqueles que estavam presos gritavam por ajuda. Grandes tremores secundários continuaram a sacudir a região.

"Eu não tenho mais força", um sobrevivente pode ser ouvido gritando debaixo dos escombros na cidade turca de Adana, enquanto as equipes de resgate tentavam alcançá-lo, disse um morador, o estudante de jornalismo Muhammet Fatih Yavuz. Ele disse que três prédios perto de sua casa foram derrubados.

O terremoto, que foi centrado perto da cidade de Gaziantep, no sudeste do país, fez com que os moradores de Damasco corressem para a rua e foi sentido tão longe quanto Cairo e Beirute.

"Como os esforços de remoção de destroços continuam em muitos edifícios na zona do terremoto, não sabemos quão alto o número de mortos e feridos aumentará", disse o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

O terremoto acumulou mais miséria em uma região que tem visto um tremendo sofrimento na última década. Do lado sírio, a área afetada está dividida entre o território controlado pelo governo e o último enclave controlado pela oposição do país, que é cercado por forças do governo apoiadas pela Rússia.

A Turquia, por sua vez, é o lar de milhões de refugiados da guerra civil.

A região fica no topo das principais falhas geológicas e é frequentemente abalada por terremotos. Cerca de 18.000 pessoas foram mortas em terremotos igualmente poderosos que atingiram o noroeste da Turquia em 1999.

O segundo grande abalo à tarde fez com que um apartamento de vários andares caísse de frente para a rua na cidade turca de Sanliurfa, colidindo com escombros e levantando uma nuvem de poeira enquanto os espectadores gritavam, de acordo com o vídeo da cena.

Orhan Tatar, um funcionário da agência de gerenciamento de desastres da Turquia, disse que foi um novo terremoto, mas Yaareb Altaweel, sismólogo do USGS, disse que foi considerado um tremor secundário porque ocorreu na mesma linha de falha do primeiro.


Fonte: EuroNews