Pessoas agem e interagem de maneiras diferentes e por diferentes motivos. O psicólogo Abraham Maslow desenvolveu uma teoria de fatores de...
Pessoas agem e interagem de maneiras diferentes e por diferentes motivos. O psicólogo Abraham Maslow desenvolveu uma teoria de fatores de motivação básicos. Esta teoria, chamada Hierarquia das Necessidades, fornece uma explicação de porque indivíduos agem como agem. De acordo com esta teoria, todo comportamento humano é motivado para satisfazer um necessidade específica.
Satisfazer as necessidades é sequencial e progressivo, ou seja, as necessidades básicas devem ser satisfeitas antes que outras possam ser atendidas. Quando suas necessidades básicas forem satisfeitas, eles podem se preocupar com o próximo nível - segurança. Pessoas progridem de um nível para o outro até que atingem o ápice, submetem-se ou morrem.
Necessidades Básicas
As necessidades básicas são ar, água, comida e abrigo. Até que as pessoas possam sobreviver, elas não podem, nem estarão preocupadas com mais nada. Na sociedade de hoje, a maneira mais comum de satisfazer estas necessidades é através de um emprego. Pessoas trabalham por dinheiro para satisfazer suas necessidades básicas. Somente depois que essas necessidades básicas forem satisfeitas as pessoas perceberão os outros níveis.
Segurança
Necessidade pela segurança é a primeira das coisas que serve para isolar ou proteger a pessoa de coisas que podem ameaçar sua sobrevivência. Quando encontram maneiras de sobreviver, pessoas buscam garantir a sobrevivência buscando segurança. A forma mais comum são poupanças. Outras formas são seguros investimentos, pensões ou aposentadorias. Muitas dessas formas são fornecidas pelo empregador.
Estes pacotes de benefícios são quase universais nos países desenvolvidos. As duas necessidades básicas são garantidas pelas oportunidades de emprego e programas de bem estar social nesses países.
Atividade Social
Atividade social refere-se àquelas necessidades que as pessoas têm de estabelecer relações com outros. É neste nível que as bases para a interação de grupos informais é feita. Cada membro dentro de uma prontidão usa sua posição para satisfazer suas necessidades de atividade social. Com a ameaça de exclusão, implícita ou declarada, a prontidão pode exercer pressão nos membros individuais para adequá-los as regras a mesma.
A influência em potencial que o grupo pode ter sobre seus membros pode ser usada para adequá-los ou afastá-los das regras formais. Se a prontidão influencia seus membros a serem realizadores, o trabalho do Cmt de PB é mais fácil. Se influencia a produzir menos, o oficial terá que lidar com problemas motivacionais. Oficiais devem lembrar às prontidões que estas pertencem a grupos maiores, o GB e o CB.
Status
Uma vez que as duas primeiras necessidades foram satisfeitas, as pessoas se esforçarão para atingir o status. Estas necessidades envolvem preenchimento do ego através de realizações profissionais, reconhecimento e respeito dos colegas. Pessoas procuram satisfazer estas necessidades buscando por promoções, e reconhecimentos . Os Cmt de PB devem tentar ajudar seus subordinados a desenvolver sua auto-estima, reconhecendo publicamente suas realizações, elogiando e aconselhando-os em como podem realizar sempre mais.
Preenchimento e Atualização
No topo da hierarquia estão preenchimento e a atualização. Estas necessidades são preenchidas quando as pessoas sentem que fazem o que deveriam fazer. Quando pessoas acham seu nicho, o trabalho se torna sua vida. Estão tão satisfeitos e absorvidos pelo trabalho que fariam isso mesmo se não fossem pagos. São artistas que devem criar, independente da reação do público. São os cientistas ou professores dos quais as meias não combinam e que se envolvem tanto em sua pesquisa que perdem a noção do tempo, não fazem as refeições e trabalham toda a noite. E são os bombeiros que não se imaginam fazendo nada diferente.
Aplicando o Modelo de Necessidades de Maslow
Analisar o comportamento do PB individualmente quando visto pelos termos de Maslow é mais fácil. Claro, indivíduos procuram o grupo por preenchimento de diferentes necessidades. Infelizmente, não há um teste simples que o oficial possa realizar para ajudá-los a decidir quais necessidades o PB deve satisfazer. Contudo, a Hierarquia das Necessidades pode fornecer alguma informação geral.
Preenchimento das Necessidades Sociais
As necessidades sociais são baseadas no desejo de uma pessoa de pertencer e ser aceita. Usando os cinco elementos do grupo como guia Cmt de PB podem ajudar suas prontidões a satisfazer suas necessidades sociais promovendo trabalho em equipe e camaradagem. Através da divisão de tarefas.
É importante que todos os membros do PB sejam desafiados por seu trabalho e que sintam satisfação quando o trabalho é completado. Devem ser capazes de ver que suas contribuições para o esforço da equipe satisfazem algumas de suas necessidades individuais assim como aquelas do PB. Portanto, o desafio para o oficial é mostrar à prontidão que, satisfazendo as necessidades gerais, podem satisfazer as necessidades individuais também. Uma maneira de fazer isso é periodicamente rever as missões do CB com as prontidões, mostrando como eles contribuem para o preenchimento da missão. A cada oportunidade, devem lembrar seus subordinados que eles são partes do melhor PB no melhor CB do país.
Preenchimento da Necessidade de Status e Auto-estima
Ainda que frequentemente vista como simples preenchimento de ego, a necessidade pela auto-estima e pelo status pode ser definida com a tentativa do indivíduo de influenciar eventos para que a imagem que fazem dele se pareça com a imagem que faz de si mesmo.
Os Cmt de PB podem usar essa necessidade de uma maneira positiva, reforçando a imagem de seus subordinados. Pode, também, convencer sua equipe que, para serem vistos como os melhores do GB, eles têm que ser os melhores. Bombeiros motivados aproveitam melhores oportunidades de treinamento e participação em outras atividades. Quanto melhor se sentirem com eles mesmos, melhor evoluirão. È um processo onde todos ganham.
Muitos bombeiros e oficiais podem ter a experiência, a educação e o treinamento para serem qualificados como chefes, porém se eles acharem que o stress que acompanha o trabalho é tal que não compensa os benefícios, estarão desmotivados para o serviço.
Da mesma maneira, se um oficial tem um grande desejo de ser promovido, mas não há vagas, ele verá poucas chances de ser promovido. Verá, portanto, poucos benefícios em perseguir este objetivo até que alguém se aposente.
A teoria não se aplica apenas para a motivação para promoções, mas em qualquer aspecto da vida. Portanto, o desafio do Cmt de PB é, dentro do limite de sua autoridade, reduzir ou eliminar aquilo que faz os deveres não valerem a pena e aumentar aquilo que faz o trabalho valer a pena. Ao mesmo tempo, devem reforçar as expectativas de seus subordinados com recompensas alcançáveis. Isto não significa que todo mundo será promovido, mas que há outras recompensas como a satisfação de fazer um trabalho. Devem, portanto, elogiar publicamente aqueles subordinados que fazem um trabalho acima da média e encorajar os outros a trabalhar seu potencial.
FONTE DE REFERÊNCIA
MCPB – MANUAL DO COMANDANTE DE POSTO DE BOMBEIROS
Direitos Autorais: Corpo de Bombeiros Militar do Estado de São Paulo