Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Breaking News

latest

Emergência em Cilindros de Gás Liquefeito de Petróleo

Tendo o objetivo de capacitar a conhecer, identificar, atuar e solucionar todas as emergências com GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), a p...

Emergência em Cilindros de Gás Liquefeito de Petróleo
Tendo o objetivo de capacitar a conhecer, identificar, atuar e solucionar todas as emergências com GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), a partir do conhecimento dos tipos de gases, faixa de explosividade, combustão, temperatura de ebulição, temperatura de  combustão, temperatura de ignição, temperatura crítica, densidade de vapor e ventilação. 

Toda substância no estado gasoso que esteja a uma temperatura superior a sua temperatura crítica. 

O gás de cozinha é combustível formado pela mistura de hidrocarbonetos com três ou quatro átomos de carbono (propano 50% e butano 50%) extraídos do petróleo, podendo apresentar-se em mistura entre si e com pequenas frações de outros hidrocarbonetos. Ele tem a característica de ficar sempre em estado liquido quando submetido a uma certa pressão, sendo por isto chamado de gás liquefeito de petróleo (GLP). 

De fácil combustão, o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) é inodoro mas, por motivo de segurança, uma substância do grupo MERCAPTAN é adicionada ainda nas refinarias. Ela produz o cheiro característico percebido quando há algum vazamento de gás. O GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) não é corrosivo, poluente e nem tóxico, mas se inalado em grande quantidade produz efeito anestésico. 

Gás Natural 
Gás inflamável e combustível, mais leve que o ar, composto principalmente de metano com uma quantidade menor de etano, propano e butano, tem os mesmos usos do GLP (Gás Liquefeito de Petróleo). Possui risco de explosão por combustão e incêndio quando escapa para o ambiente. Após vários testes constatou-se que os vazamentos de gás natural não estão expostos a explosões a céu aberto. 

a) Faixa de Explosividade ou Inflamabilidade - é a faixa de valores de concentração dos gases entre os limites de inflamabilidade inferior e superior expressado em porcentagem de volume de um vapor ou gás na atmosfera ambiente, onde acima ou abaixo dos limites a propagação não ocorre. 

b) Combustão - é um processo rápido, de oxidação exotérmica acompanhado de uma produção continua de calor e normalmente de luz (chamas). 

c) Temperatura de Ebulição - é a temperatura em que um líquido se converte rapidamente em vapor, normalmente se considera a pressão de uma atmosfera. No caso do GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) é de - 30°C. 

d) Temperatura de Combustão (fire point) - é a temperatura mínima requerida para iniciar uma combustão auto sustentada de um material ou composto. É a temperatura a qual um combustível entra em ignição e a chama se auto propaga. 

e) Temperatura de Ignição - é a temperatura mínima a qual um gás inflamável ou uma mistura entram em ignição sem uma faísca ou chama. A temperatura de auto-ignição também pode modificar-se com a presença de substâncias catalíticas. 

f) Temperatura Crítica - é a temperatura acima da qual não é possível condensar-se em vapor, por maior que seja a pressão nela aplicada. 

g) Densidade de Vapor - é a densidade relativa de um vapor comparada com o ar. Um valor menor que um indica que o vapor é mais leve que o ar. Uma densidade superior a um indica um vapor que é mais pesado que o ar. O GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) no estado gasoso é mais pesado que o ar e no estado liquido é mais leve que a água. 

h) Ventilação - é a técnica para substituir uma atmosfera saturada de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) por outra com concentração abaixo do limite de inflamabilidade evitando assim o risco de explosão e permitindo o acesso das linhas a posições efetivas para a extinção do incêndio. 

Características dos Gases derivados de Petróleo 
Na pressão atmosférica, a temperatura de ebulição do GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) b de -30° C em estado gasoso é mais pesado que o ar: 1 m3 de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) pesa 2,2 kg. Com isso, em eventuais vazamentos, acumula-se a partir do chão, expulsa o oxigênio e preenche o ambiente. Em estado liquido o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) é mais leve que a água, pesando 0,54 kg por litro. 


Vantagens do GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) 
Comparado a outros combustíveis, o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) apresenta vantagens técnicas e econômicas, associando a superioridade dos gases na hora da queima com a facilidade de transporte e armazenamento dos líquidos. Como gás, sua mistura com o ar é mais simples e completa, o que permite uma combustão limpa, não poluente e de maior rendimento. Liquefeito, sob suave pressão na temperatura ambiente, pode ser armazenado e transportado com facilidade, inclusive em grandes quantidades. 

O rendimento do GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) e seu poder calorífico também é comparativamente mais elevado. 



FONTE DE REFERÊNCIA
MEVP – MANUAL DE EMERGÊNCIAS EM VASOS PRESSURIZADOS
Direitos Autorais: Corpo de Bombeiros Militar do Estado de São Paulo.