Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Breaking News

latest

Doutrina de Busca e Salvamento

Existem diversas disciplinas de salvamento, algumas mais recentes do que outras: salvamento marítimo, salvamento em alturas, busca e sal...

Doutrina de Busca e Salvamento
Existem diversas disciplinas de salvamento, algumas mais recentes do que outras: salvamento marítimo, salvamento em alturas, busca e salvamento com cães, salvamento em cavernas, busca e salvamento de soterrados, operações básicas e avançadas com botes infláveis, salvamento com cordas, salvamento terrestres e muitos outros tipos. É importante lembrar que nenhuma disciplina de salvamento é completa em sua totalidade, sendo comum o “empréstimo” de técnicas e equipamentos umas das outra. 

Como exemplo temos que as técnicas e os equipamentos de salvamento em alturas são amplamente aplicados no salvamento em enchentes, em cavernas e até no acesso para combate a incêndios em locais elevados. Outro fato a considerar é o de que não há uma maneira simples de realizar qualquer tipo de salvamento. Bombeiros devem evitar “técnicas engessadas” que não permitam o discernimento de usar a melhor técnica para determinada ocorrência.

Os bombeiros devem ter sempre em mente o seguinte:
1. Utilizar o método que apresenta o menor risco antes, deixando os métodos de alto risco como uma segunda alternativa.
2. Todas as equipes de salvamento devem se assegura que estão preparados para:
a. Salvar a si próprio como sua primeira prioridade;
b. Zelar pela segurança uns dos outros e ser capaz de realizar o salvamento da própria equipe como sua segunda prioridade;
c. E apenas quando os itens anteriores estiverem assegurados, devem realizar as ações de salvamento das vítimas.

O sucesso de uma operação de salvamento depende basicamente de 04 coisas:


A instrução e os manuais técnicos só proporcionam o primeiro item, que é o treinamento. Se o bombeiro tiver um treinamento adequado e praticá-lo adquirirá a experiência necessária para poder emitir um julgamento a respeito da situação.

Com base na tradição de serviço de bombeiros e nos julgamentos emitidos ao longo destes 125 anos de histórias, tem-se uma verdade no salvamento: depois de fazer o contato com a vítima, nunca a perca.

Para garantir o sucesso das operações de Busca e Salvamento, é necessário ter quatro objetivos em mente. Estes objetivos devem ser atingidos na ordem exata. Eles são os quatro componentes do serviço de Busca e Salvamento e compõe, portanto, a doutrina deste serviço.

A palavra mnemônica LAET ajuda-nos a lembrar destes objetivos, a saber:

Localizar - Isto pode envolver desde uma busca visual de um veículo na correnteza e seus ocupantes presos, como uma busca cômodo a cômodo no edifício ou a busca subaquática no mergulho em um lago. Isto pode consumir bastante tempo.

Acessar - Novamente isto pode ser tão simples quanto caminhar por uma estrada ou pode envolver técnicas de ascensão ou descida em um edifício. Isto também pode consumir muitas horas.

Estabilizar - A vítima e prepará-la para o próximo objetivo, conforme os protocolos de imobilização e estabilização de vítima.

Transportar - É a fase final, que pode ser nada além de imobilizar a vítima em uma prancha e carregá-la até a viatura estacionada em um local próximo, como pode envolver um complexo sistema de içamento com uso de macas e tirolesas.

Em complemento aos 04 objetivos acima descritos, temos outra palavra mnemônica que deve ser seguida para garantir o sucesso da missão:


Partindo desta premissa, o pessoal e os meios disponíveis devem ser empregados de forma gradativa respeitando-se basicamente dois aspectos: a segurança e a complexidade envolvida.

Deve-se levar em conta que, embora o Corpo de Bombeiros possa dispor dos mais variados equipamentos, é conveniente lembrar que por muitas vezes o equipamento mais simples e rudimentar resolve a ocorrência. Não se deve abrir mão do treinamento com este tipo de equipamento, como por exemplo uma corda flutuante, uma sacola de arremesso ou uma balsa de rafting.


FONTE DE REFERÊNCIA
MSE – MANUAL DE SALVAMENTO EM ENCHENTES
Direitos Autorais: Corpo de Bombeiros Militar do Estado de São Paulo