As condições de seca e as mudanças climáticas criaram um ambiente volátil que tornou os incêndios florestais mais destrutivos e difíceis...
As condições de seca e as mudanças climáticas criaram um ambiente volátil que tornou os incêndios florestais mais destrutivos e difíceis de controlar. O maior incêndio florestal da Califórnia até agora este ano matou pelo menos duas pessoas e forçou milhares a evacuar suas casas.
Vastas áreas de terra queimaram com as chamas se espalhando rapidamente. O incêndio triplicou de tamanho desde que começou, de acordo com o serviço de bombeiros da Califórnia, explodindo durante a noite de 567 hectares na quarta-feira para mais de 60.000 hectares na manhã de sexta-feira.
Conhecido como Park Fire, acredita-se que tenha sido iniciado por um homem acusado de empurrar um carro em chamas para uma vala. Ele deslizou para o barranco e depois explodiu inteiramente em chamas, o que se acredita ter iniciado o incêndio.
O homem deixou calmamente a área, em um dos maiores parques urbanos do país, misturando-se com outras pessoas e fugindo do "fogo em rápida evolução", disseram as autoridades.
O homem de 42 anos de Chico foi preso na quinta-feira e está detido sem fiança até uma audiência de acusação na segunda-feira, disseram autoridades. A investigação sobre o incêndio florestal e suas causas ainda está em andamento.
Na manhã de sexta-feira, apenas 3% do fogo havia sido contido, embora o Cal Fire diga que mais de 1.153 funcionários estão combatendo o incêndio usando helicópteros e escavadeiras. Eles descrevem as condições como desafiadoras, pois o incêndio está bem estabelecido, com os bombeiros se concentrando na evacuação de casas e na defesa de estruturas.
Mais de 4.000 pessoas foram evacuadas no condado de Butte e na cidade de Chico.
Foram levantadas preocupações sobre a rapidez com que o Park Fire cresceu e a crescente gravidade e frequência dos incêndios florestais da Califórnia. As condições de seca e as mudanças climáticas criaram um ambiente volátil que os tornou mais destrutivos e difíceis de controlar.
Incêndios florestais estão queimando na América do Norte
Não é o maior incêndio atualmente queimando nos EUA. O incêndio Durkee do Oregon destruiu mais de 100.000 hectares de terra, queimando fazendas e matando centenas de gado, de acordo com relatos da mídia local.
Ventos com rajadas de até 97 km/h combinados com relâmpagos podem estar ajudando a atiçar as chamas.
No Canadá, um grande incêndio florestal devastou a cidade de turismo de esqui de Jasper, com 30 a 50 por cento dos edifícios que se acredita terem sido destruídos. Tudo começou durante uma tempestade com raios e foi alimentado por ventos fortes em uma área que sofreu seca.
A fumaça desses incêndios e de outros ao longo da costa oeste da América do Norte causou uma qualidade do ar insalubre em algumas cidades como Denver, no estado do Colorado.
Fonte: EuroNews