Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Breaking News

latest

Plano de Auxílio Mútuo (PAM)

O Corpo de Bombeiros, após uma análise criteriosa dos riscos existentes na região e verificando a existência de várias empresas de grand...

O Corpo de Bombeiros, após uma análise criteriosa dos riscos existentes na região e verificando a existência de várias empresas de grande porte, ou de risco relevante no município, deve incentivar a formação de Planos de Auxilio Mútuo (PAM). 

Os PAM visam a mobilizar rapidamente os recursos humanos e materiais de todos os organismos participantes do plano, objetivando reunir esses recursos, sob uma única coordenação, para o atendimento de grandes ocorrências e calamidades. 

Para  sua formação, o PAM que conta com a participação do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil Municipal, de empresas da região, da comunidade local e de outras entidades, deve estar regularmente estabelecido em um estatuto que, com a concordância de todas as empresas e dos órgãos envolvidos, prevê um plano de ação, os recursos humanos e materiais a serem empregados em uma emergência, a forma de acionamento, os treinamentos e simulados, a coordenação dos trabalhos durante o atendimento de uma emergência e outros aspectos interessantes. 

Para que os objetivos do PAM sejam atingidos, devem ser realizadas, periodicamente, reuniões com todos os participantes, simulados nas plantas e visitas técnicas, de forma que todos tenham conhecimento das áreas especificas de risco das empresas envolvidas e, conforme o interesse dos participantes do Plano, em outros locais do município que ofereçam riscos à vida, ao meio ambiente e ao patrimônio. 

 Exercício de simulação de emergência com Empresas do PAM

Treinamentos de Equipes/Grupos

A fim de atingir resultados satisfatórios e sucesso na fase de respostas aos desastres, o Corpo de Bombeiros deverá realizar, nos diversos municípios de Estado, treinamentos, palestras e simulados para todo o público que futuramente possa estar envolvido em uma emergência. 

Treinamentos devem ser desenvolvidos para integrantes da Defesa Civil, Guarda Municipal, brigadistas de empresas, médicos e enfermeiros do setor de Saúde, agentes de departamento de trânsito e população local, dentre outros. Certamente tais treinamentos são sempre importantes, pois, na incidência de desastres, ficaram facilitados os trabalhos de evacuação (plano de abandono de área), o isolamento de áreas, as operações de salvamento, o socorro de vítimas, combate de incêndios, etc. 

O Corpo de Bombeiros, em decorrência das possíveis catástrofes que podem ocorrer em um município e devido à atual doutrina de cumplicidade de que os órgãos públicos e privados, as entidades em geral,  a comunidade e o próprio CB tem de agir conjuntamente, deve conscientizar e  treinar a todos para que ocorra a tão espera interação no atendimento das ocorrências, como as 
abaixo descritas: 
- Operação de Combate a Incêndios Florestais; 
- Operação Verão (Praia Segura); 
- Operação Enchente; e 
- Atendimento Pré-Hospitalar, dentre outras. 

A Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de São Paulo (CEDEC) também promove os treinamentos abaixo relacionados para integrantes das COMDEC e demais envolvidos nas atividades de Defesa Civil, capacitando-os para o desenvolvimento de trabalhos que facilitarão em muito os serviços do Corpo de Bombeiros: 
- Encontro para capacitação de agentes em defesa civil; e 
- Curso de administração de emergências para municípios.


FONTE DE REFERÊNCIA
MANUAL DE ATUAÇÃO DO CORPO DE BOMBEIROS NAS ATIVIDADES DE DEFESA CIVIL (CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO)