Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

Classic Header

{fbt_classic_header}

Top Ad

Breaking News

latest

A Necessidade da Determinação das Causas de Incêndio

Na atividade operacional, os Bombeiros têm a tendência de não dar maior importância à causa do incêndio. Normalmente isto ocorre porque ...

Na atividade operacional, os Bombeiros têm a tendência de não dar maior importância à causa do incêndio. Normalmente isto ocorre porque algo tem que ser escrito no relatório, porém não pode haver comprometimento do bombeiro no futuro e às vezes devido à inexatidão inadvertida. Por exemplo, um fogo causado por uma pessoa que utiliza um serviço de solda perto de um recipiente com gasolina, poderia ser listado como causado: por “gasolina” por um profissional, “eletricidade” por outro, “serviço de solda” por outro, e ainda, “faíscas” por outro. 

Nenhum destes, porém, conta a história inteira. A causa de um incêndio é uma combinação de fatores: se um combustível pôs-se a queimar, qual a forma do calor de ignição, a fonte do calor de ignição, e, se há uma pessoa responsável, por ação ou omissão, pela reunião de todos estes fatores.  

É inconcebível a falta desse detalhamento na confecção de um relatório de incêndio, uma vez que frustra a possibilidade do desenvolvimento de medidas preventivas, a indicação das tendências de incidência e desenvolvimento do fogo, além de prejudicar os dados estatísticos.

A simples presença de um combustível não significa ser ele 
a causa do incêndio. É preciso fazer a descrição perfeita.

Com relatórios de um padrão bem elaborado, o Corpo de Bombeiros poderá determinar as causas mais comuns de incidência ou poderá apontar tendências. Tais análises permitem informações capazes de servir como recomendações, além de possibilitar o desenvolvimento de programas que previnam a incidência de incêndios acidentais ou intencionais.

Dados bem coletados podem levar ao 
desenvolvimento da atividade preventiva.

Benefícios da Investigação de Incêndio 

Se a pesquisa é administrada corretamente, o resultado será um relatório bem-documentado. Podem ser usadas as informações no relatório para ajudar na determinação da causa. Também é preciso tabular as informações para que seja possível adotar políticas de prevenção e, consequentemente, reduzir significativamente as perdas causadas por incêndios. Outra utilidade será de subsidiar o testemunho em juízo. 

Os benefícios de uma completa investigação de incêndios são numerosos. A investigação de incêndios resultará na determinação de: 
- Local de origem do fogo. 
- Causa do incêndio através da identificação do combustível e da fonte de ignição (acidental ou intencional). 
- Como se deu a propagação do fogo.   
- Forma de caminhamento das chamas e as características deixadas em tipos diferentes de materiais de construção e 
mobiliários.   
- Criação de padrões de incêndio.   
- Determinação do responsável pelo início do sinistro.
- Adequação de Equipamentos de Proteção Individual para atuação dos Bombeiros frente às situações encontradas.   
- Elementos para investigação adicional que não foi reconhecida na hora do fogo.   
- Adoção de medidas preventivas para os casos estudados.  

Na medida em que a população puder valer-se dos benefícios da redução dos prêmios de seguros oriundos de uma adequada proteção a bens móveis e imóveis, o resultado será uma economia significativa para proprietários, para a municipalidade e para os negócios. Uma coisa é certa: quando a incidência de determinada ocorrência aumenta, assim também ocorre com os prêmios de seguro.   

Uma ocupação industrial que venha a queimar-se, mesma que esteja totalmente segurada, gera prejuízos indiretos capazes de suplantar em muito os valores nominais da empresa. Há sempre a possibilidade de pessoas mortas ou feridas por queimaduras, demissão total ou parcial dos funcionários, solução de continuidade nas atividades desenvolvidas pela empresa, além dos gastos antecipados feitos por esta empresa com matéria-prima, propaganda, mobiliário e manutenção predial, dentre outros.

Um grande incêndio atinge diretamente 
a comunidade e não somente a empresa.

Além disso, muitos negócios não abrem as portas novamente depois de um incêndio. Os clientes normalmente encontram novos fornecedores; os empregados buscam novos trabalhos e, frequentemente, é muito difícil reconstruir e retomar o negócio descartando o que foi queimado. Mesmo que o fogo não atinja toda a empresa, esse poderá atingir um equipamento de pequeno valor, porém insubstituível para a linha de produção.   

Conhecendo a causa dos incêndios é possível adotar políticas prevencionistas evitando novas ocorrências no futuro. As melhores oportunidades para notar evidências e ajudar no esforço da determinação da causa, estão na pessoa do Bombeiro, que esteve presente à cena do incêndio. Sua ligação é importante na cadeia de determinação se o fogo foi causado por equipamento defeituoso, comportamento humano intencional ou não, ou por outro acidente. 


FONTE DE REFERÊNCIA
MANUAL DE PESQUISA DE CAUSAS DE INCÊNDIO (CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO)